Nome Científico: Brunfelsia uniflora
Sinonímia: Brunfelsia pauciflora, Brunfelsia hopeana, Franciscea uniflora, Franciscea hopeana
Nome Popular: Manacá-de-cheiro, geretataca, caágamba, mercúrio, romeu-e-julieta, gerataca, mercuri.
Família: Solanaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O manacá-de-cheiro, como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.
É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima à dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.
Autora: Raquel Patro
2 comentários:
Oi.. Eu só queria dizer que nutro um amor igual ou tão grande como o seu por essa linda planta, e mesmo não tendo quase espaço algum eu insisto em te-la aqui comigo...Eu amo loucamente todas as plantas e suas flores, magnólias, rosas, hibiscos, azaleias, gerânios, antúrios, lótus, lírios, jasmim, ixoras, dama da noite e outras tantas, mas o manacá, ahh essa é a minha predileta... bjs.
Olá Jeferson, obrigada por comentar.... O Manacá sempre foi minha flor preferida. Assim como você eu também amo todas as plantas, ah, mas as flores do Manacá tem um significado muito grande, muito especial em minha história de vida. Um abraço!
Postar um comentário